quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CNTE realiza marcha pela Educação com sucesso
Foto: Marcelo Casal - ABr
Relator do PNE na Câmara diz que relatório deverá ser apresentado na Comissão de Educação da Câmara na próxima terça-feira

A CNTE realizou hoje a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, em Brasília. Com o tema “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”, a marcha reuniu cerca de 10 mil brasileiros de todas as regiões do país. “Essa marcha é fundamental para que a gente consiga interferir no Congresso Nacional e obter deles o compromisso de aprovar 10% do PIB brasileiro para ser investido na educação”, disse o presidente da CNTE, Roberto Leão, ao comentar sobre um dos três principais pontos de reivindicações da manifestação.
CNTE poderá ter audiência com presidenta



Foto: Renato AlvesO presidente da CNTE, Roberto Leão, se reuniu hoje com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para pedir mais recursos e condições para o desenvolvimento da Educação no país. Leão saiu otimista da reunião com o ministro. “Estamos construindo com o ministro a possibilidade de termos uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff”, declarou.
Durante o encontro, Leão entregou para Gilberto Carvalho alguns dos 140 mil cartões postais assinados por brasileiros de todo o país em apoio à reivindicação de que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) sejam destinados para a educação. Atualmente, apenas 5% dos recursos do PIB vão para o setor.

O presidente da CNTE também aproveitou a oportunidade para pedir ao governo apoio para que a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) seja aprovada pelo Congresso Nacional. A convenção estabelece as diretrizes básicas da negociação coletiva e da liberdade e autonomia de organização dos trabalhadores do serviço público. “É necessário que a convenção seja aprovada para que a gente possa ter direito à negociação no serviço público sem que para isso seja necessária, por exemplo, a realização de greves”, disse. (CNTE, 26/10/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário