sexta-feira, 27 de abril de 2012


Estado busca uma nova forma de educar


Natal - Educomunicar. Uma visão de antigos pensadores, e que vem gerando cada vez mais discípulos na sociedade atual. Através desse conceito, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec) do Rio Grande do Norte traz à tona uma discussão que pretende mudar a realidade do aprendizado nas escolas públicas do estado, formando agentes críticos da sociedade. Muitos não entendem a finalidade desse processo, mas como implantar esse conceito e unir a educação com a comunicação?
Com o objetivo de explicar e fomentar esse conhecimento, o educador Ismar de Oliveira Soares, professor da Universidade de São Paulo (USP), esteve ontem em Natal palestrando aos professores da rede pública potiguar de ensino, apresentando os resultados dos trabalhos de pesquisa realizados a partir da base do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. "O intuito do nosso trabalho é o de contribuir com o Ministério da Educação em seu esforço no sentido de valorizar e atualizar esta modalidade de atualização e formação da juventude brasileira", explica Soares.
Segundo ele, o uso de ferramentas de comunicação, associada à tecnologia, tornam os estudantes mais conscientes da sociedade em que vivem, agregando um maior senso crítico dos produtos midiáticos. "Chega de gerar cidadãos alienados com que a mídia expõe. É preciso gerar pessoas que saibam identificar os discursos, uma vez que muitos veículos de comunicação são comprados por controladores da sociedade. É preciso fazer algo em resposta a isso", acredita o professor.
E para fazer os alunos ganharem vez e voz em meio às diversas vozes da sociedade brasileira, a geração de ecossistemas comunicativos na escola, através da interdisciplinaridade dos assuntos, tendem a impulsionar cidadãos mais preparados para o futuro, e que terão uma capacidade maior de enxergar o mundo com um senso crítico apurado, e só assim agir em prol de transformá-lo.
Para a coordenadora do projeto de Biblioteca nas Escolares da Seec, Erileide Rocha, o encontro tem o objetivo de fomentar a leitura e a escrita, estabelecendo um diálogo sobre as práticas pedagógicas através das interfaces entre educomunicação e Educação, tendo em vista a formação integral dos estudantes para o exercício da cidadania. "Estamos no segundo encontro do Curso de Formação de Mediadores de Leitura do ano. Com as propostas apresentadas, os participantes têm a obrigação de frutificar os valores aprendidos e disseminar nas escolas", esclarece.
Para o coordenador da base de pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia (Comídia) da UFRN, Adriano Cruz, a busca por um diálogo entre a comunicação e a educação é essencial para a formação dos alunos como agentes críticos da sociedade. "A educação pública precisa acompanhar a evolução das tecnologias e associar isso à comunicação. A comunicação rege o mundo, sendo então imprescindível que os alunos ganhem com essa multiplicidade de ações", acredita.
A programação continuou no período da tarde no auditório do curso de Filosofia da UFRN, no Campus Universitário, onde Ismar Oliveira palestrou sobre o tema: "A Educomunicação no espaço escolar: Uma pedagogia das mídias".
Todos Lendo
na Escola
A Secretaria Estadual da Educação vem desenvolvendo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese), junto aos estudantes e professores da rede estadual, o projeto Todos Lendo na Escola, que visa consolidar uma política de leitura para o estado do Rio Grande do Norte. Além de buscar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura, o projeto propõe um a reflexão sobre Educação e práticas educomunicativas para fortalecer o ecossistema educacional.

fonte: Jonal de fato 



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